Translações Para o Mercado: Análise do Processo de Interconexão Entre as Dimensões Tecnológicas de Produção e de Mercado

Resumen

A relação entre tecnologia e mercados usualmente tem sido descrita numa perspectiva linear, envolvendo a transferência de tecnologia como um recurso na construção do mercado. Neste estudo, adota-se uma perspectiva complementar interessada em compreender a construção de interconexão entre práticas heterogêneas que operam nas dimensões de tecnologia e mercado, configurando um processo dinâmico. Para isso, busca-se descrever processos de construção de tecnologias e de mercado e a forma como estes exercem agenciamentos na construção de uma rede capaz de transladar dispositivos entre as dimensões tecnológicas e de mercado. O plano empírico foi elaborado a partir de um olhar interpretativo no mercado de queijos finos. Os resultados descrevem um conjunto heterogêneo de práticas desempenhadas pelos atores em duas dimensões interconectadas por meio de mecanismos de translação. Por fim, apresenta-se um modelo de translação de tecnologias de produção para o mercado, bem como discute-se implicações teóricas e práticas decorrentes deste modelo.

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Publicado
2025-02-26
Cómo citar
Dalmoro, M., & Rezende, D. C. de. (2025). Translações Para o Mercado: Análise do Processo de Interconexão Entre as Dimensões Tecnológicas de Produção e de Mercado. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 41-55. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.75602