Marketing Tóxico: O Lucro Manda, os Gurus Celebram e o Propósito... Isso Ainda Importa?

  • Nino Carvalho Instituto Português de Administração de Marketing - IPAM, Portugal

Resumen

Esta pensata desafia o marketing atual, marcado por uma busca alucinante pelo lucro e influenciado por gurus tão superficiais quanto relevantes. Discutindo a necessidade de uma reconexão com bases acadêmicas robustas, o texto critica como a ética foi à deriva e as práticas inclusivas negligenciadas tanto em ambientes acadêmicos quanto corporativos. O texto também aborda a discrepância entre o discurso de marcas e suas ações, propondo um retorno ao verdadeiro potencial transformador do marketing por meio de uma educação comprometida com a ética, a história e a crítica social. Parte essencial da solução para os desafios do marketing moderno é formar profissionais conscientes do profundo impacto que podem ter na construção de sociedades mais justas e plurais.

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Biografía del autor/a

Nino Carvalho, Instituto Português de Administração de Marketing - IPAM, Portugal

Professor, autor e consultor na área de Marketing. Foi Diretor Executivo da MIT Technology Review Portugal e Diretor de Marketing para América Latina e Caribe no British Council. Autor dos livros "Mais Marketing, menos guru" (2024) e do best-seller "Metodologia PEMD – Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital" (2023).

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Publicado
2025-02-28
Cómo citar
Carvalho, N. (2025). Marketing Tóxico: O Lucro Manda, os Gurus Celebram e o Propósito. Isso Ainda Importa?. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 152-159. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.75674