A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63671Palavras-chave:
Fotografia, Fonte histórica, Educação históricaResumo
Buscou-se neste trabalho discutir com base em uma pesquisa de caráter qualitativo e nos estudos de os estudos de Kossoy, Rí¼sen e Barca, a utilização da fotografia como fonte documental aliada a ideia de cognição histórica e de aprendizagem histórica. Assim, foi possível primeiramente investigar, as origens do âmbito histórico, no qual a fotografia aos poucos se insere até ganhar seu espaço como uma fonte documental de relevância. Após, o conceito de fonte fotográfica foi ressaltado, para então ser possível delinear os processos de inserção da fonte fotográfica no ensino de história. Nesse sentido, foi admissível compreender que o ensino-aprendizagem no âmbito da História, como processo de construção da consciência histórica, juntamente com a elaboração de problematizações, que as fotografias empregadas no ensino como fontes históricas, podem ser apropriados recursos para favorecer o processo mental e a formação histórico-cultural para a vida prática dos estudantes e professores envolvidos no processo educacional.
Downloads
Referências
BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto í Avaliação. In: Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004, p. 131- 144.
BAROM, Wilian Carlos Cipriani; CERRI, Luis Fernando. O ensino da história a partir da teoria de Jí¶rn Rí¼sen. In: Seminário de pesquisa do PPE, 2011, Maringá. Anais ... Maringá, 2011.
BARROS, José D´ Assunção. Fontes históricas: uma introdução aos seus usos historiográficos. In: 2º encontro internacional história & parcerias, 2019. Anais... 2019.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
BORGES, Vavy Pacheco. O que é história. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. As fontes históricas e o ensino de história. São Paulo: Editora Gráfica Bernardi – Ltda, p. 111-135, 2010. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene (org.). Ensinar História. São Paulo: editora Gráfica Bernardi – Ltda, 2010.
DONOVAN, M. S. (Eds.). How students learn: history, math and science in the classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005.
HOFFMANN, Maria Luisa. A fotografia aliada í história oral para a recuperação e preservação da memória. Londrina, p. 202-229, 2011. In: BONI, Paulo César (org.). Fotografia: múltiplos olhares. Londrina, 2011.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. Cotia – São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
LEE, Peter. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.;
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografias: usos sociais e historiográficos. São Paulo: Contexto, 2009. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Rio de Janeiro:
Tempo, 1996, p. 73-98.
MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaio sobre história e fotografias. Niterói: Editora da UFF, 2008.
PARANÍ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica História. Curitiba: SEED, 2008.
PEREIRA, Maria Aparecida Batista; BIANCHEZZI, Clarice. O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades em uma escola municipal de Parintins/Amazonas. In: FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
RíœSEN, Jí¶rn. Aprendizado histórico. Editora UFPR: Curitiba, p. 41-49, 2011. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jí¶rn Rí¼sen e o ensino de história. Curitiba: editora UFPR, 2011.
RíœSEN, Jí¶rn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001
RíœSEN, Jí¶rn. Teoria da História: uma Teoria da História como ciência. Curitiba: Ed. da UFPR, 2015.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Hipóteses ontogenéticas relativas í consciência moral: possibilidades em consciência histórica de jovens brasileiros. Dossiê: História, Epistemologia e Ensino: Desafios de um Diálogo em Tempos de Incertezas. Educ. rev. (42), dez., 2011.
Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000500008. Acesso em: 12 set. 2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jí¶rn Rí¼sen e sua contribuição para a didática da história.
São Paulo: Intelligere, 2017.
ZANELLA, Andréa Vieira; LENZI, Lúcia Helena Corrêa; CAMPOS, Neide Pelaez de. Da fotografia í grafia de novas trajetórias: retratos de um processo. In: COSTA, Fabíola C. B. e CAMPOS, Neide P. de (org.s). Artes visuais e escola: para aprender e ensinar com imagens. Coleção Cadernos CED. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2003.