Diversidade e preconceito no ensino de Ciências: elementos para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63584Palavras-chave:
Educação Científica, Interculturalidade, InclusãoResumo
As questões que envolvem a diversidade cultural e o preconceito têm sido objeto de relevante debate na última década no cenário educacional. Dando visibilidade í esta temática, apresentamos em uma linguagem técnica, mas também acessível a professores e licenciandos, alguns pontos nos quais reflexões são necessárias para evitarmos perpetuar preconceitos sociais, étnicos e de gênero na educação científica. As análises foram efetuadas a partir de uma revisão bibliográfica orientada por uma questão: em quais temáticas do campo da educação científica um discurso docente socialmente descontextualizado pode perpetuar preconceitos aos discentes? As discussões apresentadas apontam a perspectiva do aprendizado de ciências como uma segunda cultura, considerando algumas das outras culturas em diálogo com a científica. As especificidades desse processo fazem parte da construção do diálogo entre os diferentes pontos de vista étnicos, de gênero e perceptivos, envolvidos no aprendizado da ciência ensinada na escola e na formação de professores.
Downloads
Referências
AIKENHEAD, G. S. Science communication with the public: a cross-cultural event. In BRYANT, C., GORE, M.; STOCKLMAYER, S. (Eds.). Science communication in theory and practice. Amsterdam: Kluwer, 2001. Disponível em: http://www.usask.ca/education/people/aikenhead/Scicom.htm. Acesso em: 26 jul. 2017.
ALCOREZA, R.P. Epistemologia Pluralista. In: ZAMBRABA, A. (Editor). Pluralismo Epistemológico: reflexiones sobre la educación superior em el Estado Plurinacional da Bolivia. Cochabramba, Bolívia: FUNPROEIB Andes, 2014. p. 13-34.
ARAUJO, L.C.; BEZERRA, R. A. B.; DIAS, R.L. Desafio: multiculturalismo. 2012. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABmJoAL/artigo-multiculturalismo. Acesso em: 5 jun. 2019.
AWADE, M. Pluralismo epistemológico e sincretismo cultural: uma resposta í s controvérsias da ecologia teórica. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2016.
BAPTISTA, G.C.S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010.
BAPTISTA, G.C.S.; EL-HANI, C.N. Investigação etnobiológica e ensino de biologia: uma experiência de Inclusão do conhecimento tradicional de agricultores na sala de aula de Biologia. In: TEIXEIRA, P.M.M. (Org.). Ensino de Ciências: Pesquisas e Reflexões.
Ribeirão Preto: Editora Holos, 2006. p. 84-96.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas (M, Penchell, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BOHM, D. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 1996.
CANDAU, V.M. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação. Educação & Sociedade, ano 23, n. 79, p. 125-61, 2002.
CANDAU, V.M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V.M. (Orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37.
CANEN, A.; CANEN, A.G. Rompendo fronteiras curriculares: o multiculturalismo na educação e outros campos de saber. Currículo sem Fronteiras. v. 5, n. 2, p. 40-49, 2005a.
CANEN, A.; CANEN, A.G. Organizações multiculturais. Rio de Janeiro: Ciência Moderna. 2005b.
CAVALLEIRO, E.S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.
CERQUEIRA, E.S.; SOUZA, E. Preconceito e discriminação contra minorias sexuais: o caso da homofobia. In: TECHIO, E. M.; LIMA, M. E. O. (Org). Cultura e produção das diferenças: estereótipos e preconceito no Brasil, Espanha e Portugal. Brasília: Technopolitik. 2011. p. 247-272.
CHASSOT, A.I.A. Ciência é masculina? Sim senhora. 3 ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
COBERN, W.W.; LOVING, C.C. Defining “science†in a multicultural world: implications for science education. Science Education, n. 85, p. 50-67, 2001.
COSTA, V.B. When science is "another world": Relationships between worlds of family, friends, school, and science. Science Education, v. 79, n. 3, p. 313-333, 1995.
EL-HANI, C.N.; SEPÚLVEDA, C. Referenciais teóricos e subsídios metodológicos para a pesquisa sobre as relações entre educação científica e cultura. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. p. 161-212.
FONTE, S.S.D.; LOUREIRO, R. Educação escolar e o multiculturalismo intercultural: crítica a partir de Simone de Beauvoir. Pro-Posições, v. 22, n. 3, p. 177-196, 2011.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FOURCZ, G. A construção das ciências: introdução í filosofia e í ética das ciências. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. – São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
GIDDENS, A. O mundo na era da globalização. Lisboa: Editorial Presença, 2000.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
GOMES, N. L. Diversidade e Currículo. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S.D.; NASCIMENTO, A.R. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 17-47.
JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas.
Brasília: MEC/UNESCO, 2009. p. 13-51.
LOPES, A.R.C. Conhecimento escolar: Ciência e Cotidiano. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999a.
LOPES, A.R.C. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A. F.
B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papiru, 1999b. p. 59-80.
LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 7-34.
MAGALHíES, G.M.; SCHILLING, F. Imigrantes da Bolívia na escola em São Paulo: fronteiras do direito í educação. Pro-Posições, v. 23, n. 1, p. 43-64, 2012.
MIRANDA, A. Sociedade da informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ci Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 78-88, 2000.
NASCIMENTO, E. L. Sanfoka: educação e identidade afrodescendente. In: CAVALLEIRO, ELIANE. (Org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 115-140.
NOBEL PRIZE. All Nobel Prizes in Chemistry. 2010. Disponível em: www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobel-prizes-in-chemistry. Acesso em: 07 maio 2019.
OLIVÉ, L. Por una auténtica interculturalidad basada em el reconocimiento de la pluralidade espistemológica. In: OLIVÉ, L. et al. Pluralismo Epistemológico. La Paz: Muella Del Diablo Editors, 2009. p. 19-30.
PAGAN, A.A. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em Ciências Biológicas. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, 2009.
PAGAN, A.A.; EL-HANI, C.N.; BIZZO, N. A Identidade Humana e o Alter Vivo: Concepções de Alguns Alunos de Ciências Biológicas. Revista Educação Pública, v. 20, n. 44, p. 445-461, 2011.
PARREIRAS, A.M.R. Construção da identidade étnico-racial: o papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2007.
PEREZ, J. A.; MOSCOVICI, S.; CHULVI, B. Natura y cultura como principio de clasificación social. Anclaje de representaciones sociales sobre minorías étnicas. Revista de Psicología Social, v. 17, n. 1, p. 51-67, 2002.
SILVA, A.C. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? por que mudou? Salvador: Edufba, 2011.
SILVA, A.C. A desconstrução da discriminação no Livro DidaÌtico. In: Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada Kabengele Munanga, organizador. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 21-38.
SILVA, M.R.D. Realismo e anti-realismo na ciência: sobre a natureza das teorias. Ciência & Educação, v. 5, n. 1, p. 7-13, 1998.
STANLEY, W.B.; BRICKHOUSE, N.W. Multiculturalism, universalism and science education. Science Education, n. 78, p. 387-399, 1994.
UNESCO (ORGANIZAÇíO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇíO, CIÊNCIA E
CULTURA). Declaração universal sobre a diversidade cultural, 2002.
ZIMAN, J. O conhecimento confiável: uma exploração dos fundamentos para a crença na ciência. (Coleção Papirus Ciência, T. R., Bueno, Trad.) Campinas: Papirus, 1996.