Abordagem fílmica no ensino de física: um estudo com professores e professoras de física da mesorregião do Baixo Amazonas Paraense
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63677Palavras-chave:
Mesorregião do Baixo Amazonas Paraense, Professores(as) de Física, Escolas públicas, Filmes, ConteúdosResumo
O objetivo deste trabalho é investigar os conteúdos abordados por professores e professoras de Física da rede pública de ensino dos municípios da Mesorregião do Baixo Amazonas Paraense ao utilizarem filmes como recurso didático em suas aulas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com docentes de Física de escolas públicas dessa Mesorregião por meio da aplicação de um questionário eletrônico. As respostas estão sistematizadas em um quadro, que, por sua vez, delineia os filmes e os conteúdos explanados a partir dessas obras e proporciona condições para uma análise desses resultados dialogando com o referencial teórico do estudo. Com base nisso, pode-se observar uma predominância por um conteúdo conceitual na utilização de filmes, embora uma parcela interessante de docentes direcione a utilização das obras cinematográficas para a formação de cidadãs e cidadãos reflexivos e mais críticos, pois voltam olhares para a articulação de conhecimentos que fundamentam o conteúdo CTS.
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