Abordagem fí­lmica no ensino de fí­sica: um estudo com professores e professoras de fí­sica da mesorregião do Baixo Amazonas Paraense

Autores

  • Laryssa Feitosa dos Santos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Ricardo Augusto Cardoso de Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Marcos Gervânio de Azevedo Melo Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA https://orcid.org/0000-0002-2677-2338

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63677

Palavras-chave:

Mesorregião do Baixo Amazonas Paraense, Professores(as) de Fí­sica, Escolas públicas, Filmes, Conteúdos

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar os conteúdos abordados por professores e professoras de Fí­sica da rede pública de ensino dos municí­pios da Mesorregião do Baixo Amazonas Paraense ao utilizarem filmes como recurso didático em suas aulas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com docentes de Fí­sica de escolas públicas dessa Mesorregião por meio da aplicação de um questionário eletrônico. As respostas estão sistematizadas em um quadro, que, por sua vez, delineia os filmes e os conteúdos explanados a partir dessas obras e proporciona condições para uma análise desses resultados dialogando com o referencial teórico do estudo. Com base nisso, pode-se observar uma predominância por um conteúdo conceitual na utilização de filmes, embora uma parcela interessante de docentes direcione a utilização das obras cinematográficas para a formação de cidadãs e cidadãos reflexivos e mais crí­ticos, pois voltam olhares para a articulação de conhecimentos que fundamentam o conteúdo CTS.

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Biografia do Autor

Laryssa Feitosa dos Santos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Acadêmica de Licenciatura Integrada em Matemática e Fí­sica (LIMF) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Ricardo Augusto Cardoso de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Possui ensino medio pela Madre Imaculada (2018).

Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduado em Licenciatura Plena em Fí­sica pela UFPA (1997), Pós-Graduado (especialização) em Ensino de Ciencias pela UFPA (2004), Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES-RS (2011) e Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR (2019).

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Santos, L. F. dos S., Sousa, R. A. C. de ., & Melo, M. G. de A. . (2022). Abordagem fí­lmica no ensino de fí­sica: um estudo com professores e professoras de fí­sica da mesorregião do Baixo Amazonas Paraense. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 23–32. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63677

Edição

Seção

Artigos