A arte conceitual e a Modelagem Matemática: uma relação interdisciplinar como forma de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63680

Palavras-chave:

Pesquisa, Arte Conceitual, Modelagem Matemática

Resumo

A pesquisa em questão se encontra em estágio inicial e relaciona a arte conceitual e a modelagem matemática como forma de ensino aprendizagem. Ambos os componentes são abstratos e partem da evolução do conhecimento humano, assim como convergem para o mesmo ponto que é o desenvolvimento do raciocí­nio e do pensamento humano. Partindo da premissa que eles têm o mesmo intuito, esta pesquisa faz uso do aprofundamento da compreensão dos componentes e de alguns métodos para valorizar e desenvolver o ensino- aprendizagem, permitindo um metodologia com eficiência e um ensino mais prazeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Luis Alberto Flores de Matos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Ciências com Habilitação em matemática, Quí­mica, Pedagogia, Geografia, Artes, Fí­sica e Filosofia. Na atuação profissional é professor secundário do Estado do Paraná, ministrando aulas de matemática e educação financeira no ensino médio. Mestre em ensino de ciências e educação matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGECEM).

Nelson Silva Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987) e em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotado no departamento de Artes. Docente permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Mestrado).

Referências

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 2°. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 3°. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed., 1989.
DUARTE JR, J. F. Por que arte-educação? 12. ed. Campinas: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Matos, L. A. F. de, & Junior, N. S. (2022). A arte conceitual e a Modelagem Matemática: uma relação interdisciplinar como forma de ensino-aprendizagem. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 162–166. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63680

Edição

Seção

Artigos