Rosto químico: uma relação entre a Arte e a Ciência
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63682Palavras-chave:
Arte, Ciência, Cerâmica, Obra de ArteResumo
Esse artigo é uma pesquisa em Arte sobre modelagem em Cerâmica, poética e avanços científicos na vida do homem. Apresenta a obra Rosto Químico, (argila shiro, dimensões: 18 x 12 x 19 cm), seu estudo, confecção e poética, resulta da reflexão sobre o uso indevido de produtos químicos e seus impactos ambientais. O aporte teórico se baseia, em especial, em Fischer (1981), sobre o despertar da evolução do homem e a relação com a Arte, em Rey (2002), sobre a metodologia de pesquisa em Artes Visuais, o estudo e a produção da arte. Com Ménasé (2004), a compreensão da obra de arte. Apresenta o artista como partícipe de uma experiência estética, refletindo, criando e modelando seus próprios sentimentos. O trabalho apresenta a obra de arte como resultado de uma relação entre a Arte e a Ciência, tanto ao refletirmos sobre os efeitos nocivos de produtos químicos usados de diferentes formas, quanto ao pensarmos no trabalho específico da Cerâmica, cujo suporte (argila) se constitui na natureza, afetada por esses mesmos produtos.
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Referências
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