Literatura produzida no Amazonas e Ensino das Ciências Ambientais
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63966Palavras-chave:
Literatura no Amazonas, Mapas mentais literários, Ensino das Ciências AmbientaisResumo
O propósito do presente artigo é contribuir para os estudos da interface entre literatura e cartografia no ensino das ciências ambientais. Utilizando resultados de uma pesquisa realizada no limiar entre a literatura produzida no estado do Amazonas, e as ciências ambientais. Desta forma, a revisão bibliográfica e análise literária foram as principais metodologias utilizadas no presente estudo. A partir de critérios delimitadores, foi possível realizar a seleção de obras, com o intuito de serem analisadas, dentro da vasta literatura amazonense. Durante os resultados e discussões buscou-se evidenciar uma literatura cabocla, nortista e ao mesmo tempo atrelada í s questões ambientais. Em suma, este trabalho procurou demonstrar que a leitura de uma obra literária pelo viés da cartografia, torna visível as articulações descritas na narrativa e funciona como dispositivo de suporte do raciocínio no acompanhar dos textos. E, através, do olhar das ciências ambientais leva o leitor a decifrar os vários pontos de vista que o autor apresenta em sua obra.
Downloads
Referências
BOGÉA, José Arthur. O mura e a musa. (Ensaio) Belém: Universidade Federal do Pará, 2003.
CAMPOS, Manuel do Carmo da Silva; BARBOSA, Ierecê; RODRIGUES, Michele Amorim; MEDEIROS, Tânia M. Cortez. Ecologia Humana, natureza e meio ambiente nos povos da Amazônia. UEA/ Editora /BK Editora. Manaus, 2007.
CAQUARD, Sébastien; CARTWRIGHT, William. Narrative cartography: From mapping stories to the narrative of maps and mapping. The Cartographic Journal, v. 51, n. 2, p. 101- 106, 2014.
FARES. Josebel Akel et al. Texto e pretexto: experiência de educação contextualizada a partir da literatura feita por autores amazônicos. Belém: Cultural CEJUP, 1992.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. HELFERICH, Gerard. O Cosmos de Humboldt. 1ª Edição. São Paulo: Objetiva, 2005.
MENEGHETTI, ítalo. Literatura Cidadã. Revista Conhecimento Prático de Literatura, nº 31, agosto/2010, p. 25.
MONTEIRO, Mário Ypiranga. Fases da literatura amazonense. Manaus: Imprensa Oficial, 1977.
SOUZA, Afonso Araújo de. Síntese de uma literatura cabocla amazonense. Manaus: Grafima, 1995.
TELLES, Tenório. Clube da Madrugada: presença modernista no Amazonas. 2ª ed. Manaus: Editora Valer, 2019.
TUFIC, Jorge. Existe uma literatura amazonense? Manaus: UBE-União Brasileira de Escritores, v. VII, 1982.