Geometria dos fractais: projetos desenvolvidos por professores da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.72176

Palavras-chave:

cadernos PDE, matemática, fractais

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e analisar projetos que abordam a Geometria dos Fractais e que foram desenvolvidos e implementados por professores da Educação Básica no decorrer do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. A abordagem dos fractais é um assunto recomendado em documentos oficiais. A pesquisa é de cunho qualitativo, no paradigma interpretativo e a modalidade é a análise documental. Os dados foram coletados nos Cadernos PDE. Para análise foram agrupados em relação ao público indicado pelos docentes. Nesse sentido, foram analisados os artigos elaborados pelos professores no perí­odo de 2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2016. Constatou-se que as produções analisadas sobre o assunto representam 0,69% dos artigos produzidos. Pode-se inferir que o público em que houve maior ocorrência de implementação foi no Ensino Médio. Os professores demonstraram interesse em explorar o tema, até então, apresentado como um assunto pouco divulgado e abordado nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Geralda de Fatima Neri Santana, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (2019-2023) pela Universidade Estadual de Maringá; Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática (2014-2016) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, educação matemática, ensino de matemática, números negativos, ensino fundamental e formação de professores. Membra do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GPEG -UEM (2018-Atual); e do Grupo de Trabalhos 07 - Formação de Professores que ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM (2019-Atual).

Raquel Polizeli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui doutorado em Educação para Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Possui mestrado em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual de Maringá e graduação em Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como docente adjunto do magistério superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPr-Campo Mourão, desde 2012. Pesquisadora na área de Ensino em Geometria. Lí­der auxiliar do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria GPEG, que estuda o ensino de Geometria e Didática da Matemática.

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR e também é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Usufruiu de Bolsa de Treinamento no Exterior (SPE) na Universidade de Grenoble Alpes (UGA) na França (2023/2024). É lí­der do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GPEG que estuda o ensino da Geometria e a Didática da Matemática. Membro fundadora e atual Coordenadora Adjunta (2021-2024) do GT14 - Didática da Matemática da SBEM; faz parte do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM (qualis B1); membro da Comissão de Ensino e Extensão do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente (2022-2025) é Primeira Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná.

Polonia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Especialização em Ensino de Fí­sica- UEM (1988) mestrado em Ensino de Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Fí­sica, com ênfase em Ensino de Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores ensino-aprendizagem de fí­sica/ciências, instrumentação para o ensino de fí­sica, ações didáticas para o Ensino de Fí­sica e Ciências, organização de grupos de professores de escolas de Ensino Básico, de ensino Superior e acadêmicos, desenvolvendo ações de Pesquisa e Ensino de Fí­sica e Ciências, visando a sala de aula.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Santana, G. de F. N., Polizeli, R., Moran, M., & Fusinato, P. A. (2024). Geometria dos fractais: projetos desenvolvidos por professores da Educação Básica . Vitruvian Cogitationes, 5(1), 128–142. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.72176

Edição

Seção

Artigos