Geometria dos fractais: projetos desenvolvidos por professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.72176Palavras-chave:
cadernos PDE, matemática, fractaisResumo
Este artigo tem por objetivo identificar e analisar projetos que abordam a Geometria dos Fractais e que foram desenvolvidos e implementados por professores da Educação Básica no decorrer do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. A abordagem dos fractais é um assunto recomendado em documentos oficiais. A pesquisa é de cunho qualitativo, no paradigma interpretativo e a modalidade é a análise documental. Os dados foram coletados nos Cadernos PDE. Para análise foram agrupados em relação ao público indicado pelos docentes. Nesse sentido, foram analisados os artigos elaborados pelos professores no período de 2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2016. Constatou-se que as produções analisadas sobre o assunto representam 0,69% dos artigos produzidos. Pode-se inferir que o público em que houve maior ocorrência de implementação foi no Ensino Médio. Os professores demonstraram interesse em explorar o tema, até então, apresentado como um assunto pouco divulgado e abordado nos livros didáticos.
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