Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio

  • Vandressa Teixeira Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Alexandra Folle Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Patrik Felipe Nazario Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney.  Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se que no geral que estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre o estágio supervisionado I e II.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Vandressa Teixeira Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá
Possui Graduação em Educação Física (Licenciatura atuação Plena) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente é aluna de Mestrado no Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL na Universidade Estadual de Maringá - PR, sob orientação da Profª. Drª Lenamar Fiorese Vieira na linha de Fatores psicossociais e motores relacionado ao desempenho humano. Membro do Grupo de Pesquisa Pró-Esporte (Programa de estudos para o desenvolvimento do esporte) com estudos voltados para o desenvolvimento motor, psicologia do esporte e educação física infantil. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Possui experiência nos seguintes temas: educação física adaptada, educação física escolar, desenvolvimento profissional
Alexandra Folle, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre em Educação Física (2009) e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional, nível de satisfação profissional, formação esportiva, basquetebol.
Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina
Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (1996) e Especialização em Educação Física Escolar (1998) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutorado na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atua na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, prática pedagógica, didática, atividade física, recreação e lazer e docência.
Patrik Felipe Nazario, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós Graduação Associado em Educação Fìsica UEM/UEL na Universidade Estadual de Maringá - PR e Pesquisador Colaborador do Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora - LADAP do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, Controle Motor, Biomecânica, Cinesiologia e Psicologia do Esporte.
Published
2015-04-20
How to Cite
1.
Ribeiro VT, Folle A, Farias GO, Nazario PF. Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio. JPhysEduc [Internet]. 2015Apr.20 [cited 2025Sep.7];26(1):59-8. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21835
Section
Original Articles