Experiências de ensino no estágio supervisionado e autoeficácia para ensinar Educação Física na escola

  • Roraima Alves da Costa Filho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Roberto Tadeu Iaochite Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Abstract

As experiências de ensino durante o estágio curricular supervisionado desempenham um papel importante na formação de futuros professores. Contudo, a maneira como influenciam a crença de autoeficácia docente desses estudantes ainda é pouco conhecida. O objetivo deste estudo foi compreender como se constitui a crença de autoeficácia para o ensino da Educação Física na escola de estagiários em fase final de formação, por meio de análise documental de portfólios reflexivos. A investigação revelou que os autores dos portfólios se perceberam capazes para ensinar Educação Física após o estágio. As experiências de regência, seguidas pela persuasão social, foram as fontes de autoeficácia mais citadas. Promover o conhecimento sobre as crenças ligadas ao ensino, em especial a de autoeficácia, pode favorecer a reflexão de futuros professores sobre a própria capacidade, e também sobre competências e estratégias que deverão desenvolver no exercício da docência, considerando os desafios presentes nesse processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Roraima Alves da Costa Filho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro
Roberto Tadeu Iaochite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Professor Assistente Doutor, Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo
Published
2015-04-20
How to Cite
1.
Costa Filho RA da, Iaochite RT. Experiências de ensino no estágio supervisionado e autoeficácia para ensinar Educação Física na escola. JPhysEduc [Internet]. 2015Apr.20 [cited 2025Sep.8];26(2):201-1. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24762
Section
Original Articles