Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na Educação a Distância
Resumo
(EaD) considerando as relações entre o professor coordenador de disciplina e os tutores a distância. São
propostas reflexões sobre a clareza dos limites da mediação entre esses docentes e como tais limites podem
influenciar a qualidade da prática docente em termos de autonomia e hierarquias de trabalho. Fundamentados
na noção de polidocência, em aspectos de colaboração e fragmentação das atividades docentes, buscou-se
compreender as decorrências da dinâmica das interações entre os diferentes educadores da EaD para a
efetividade do ensino-aprendizagem. As reflexões envolvem os desafios da docência na divisão de trabalho
de acordo com suas funções no contexto da EaD; a colaboração e a divisão das atividades na polidocência,
com base em documentos oficiais e depoimento de uma docente sobre sua prática junto ao grupo de tutores.
Observou-se que negociar e orientar claramente os limites das funções e aprender a trabalhar em equipe
ganham relevância nesse processo. O texto alerta para uma questão delicada: as limitações e sobreposições
das funções (poli)docentes.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.