Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na Educação a Distância

  • Denise Abreu-e-Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos

Resumen

(EaD) considerando as relações entre o professor coordenador de disciplina e os tutores a distância. São
propostas reflexões sobre a clareza dos limites da mediação entre esses docentes e como tais limites podem
influenciar a qualidade da prática docente em termos de autonomia e hierarquias de trabalho. Fundamentados
na noção de polidocência, em aspectos de colaboração e fragmentação das atividades docentes, buscou-se
compreender as decorrências da dinâmica das interações entre os diferentes educadores da EaD para a
efetividade do ensino-aprendizagem. As reflexões envolvem os desafios da docência na divisão de trabalho
de acordo com suas funções no contexto da EaD; a colaboração e a divisão das atividades na polidocência,
com base em documentos oficiais e depoimento de uma docente sobre sua prática junto ao grupo de tutores.
Observou-se que negociar e orientar claramente os limites das funções e aprender a trabalhar em equipe
ganham relevância nesse processo. O texto alerta para uma questão delicada: as limitações e sobreposições
das funções (poli)docentes.

 

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Biografía del autor/a

Denise Abreu-e-Lima, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Linguística Aplicada, Professora Adjunta da
Universidade Federal de São Carlos

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação, Professor Adjunto da Universidade
Federal de São Carlos

Publicado
2014-05-05
Cómo citar
Abreu-e-Lima, D., & Mill, D. (2014). Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na Educação a Distância. Teoria E Prática Da Educação, 16(1), 33-46. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i1.23757
Sección
Artigos