<b>Leituras de formação: raça, corpo e higiene em publicação pedagógica do início do século XX</b>
Resumo
Este trabalho procura mostrar como textos didáticos, há um século, orientavam professores para abordar assuntos relacionados à raça, ao corpo e à higiene, temas considerados, na época, essenciais para o debate sobre a consolidação da nação brasileira. A Revista de Ensino (1902-1918), periódico publicado pela Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo, visava, entre outras finalidades, facilitar a tarefa do mestre, divulgando os melhores métodos e processos de ensino. Assim, veiculava textos elaborados por professores para serem utilizados nas aulas, bem como orientações sobre como ensinar determinados conteúdos escolares. Em suas páginas questões associadas à raça, ao corpo e à higiene foram tratadas como questões de ensino, refletindo discussões conduzidas pela sociedade.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.