<b>Leituras de formação: raça, corpo e higiene em publicação pedagógica do início do século XX</b>

  • Regina Cândida Ellero Gualtieri Universidade Federal de São Paulo

Resumen

Este trabalho procura mostrar como textos didáticos, há um século, orientavam professores para abordar assuntos relacionados à raça, ao corpo e à higiene, temas considerados, na época, essenciais para o debate sobre a consolidação da nação brasileira. A Revista de Ensino (1902-1918), periódico publicado pela Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo, visava, entre outras finalidades, facilitar a tarefa do mestre, divulgando os melhores métodos e processos de ensino. Assim, veiculava textos elaborados por professores para serem utilizados nas aulas, bem como orientações sobre como ensinar determinados conteúdos escolares. Em suas páginas questões associadas à raça, ao corpo e à higiene foram tratadas como questões de ensino, refletindo discussões conduzidas pela sociedade.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Regina Cândida Ellero Gualtieri, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em história social pelo Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a Criança e a Infância (Grupesci).

 

Publicado
2012-02-06
Cómo citar
Gualtieri, R. C. E. (2012). <b>Leituras de formação: raça, corpo e higiene em publicação pedagógica do início do século XX</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(3 [18]), 49-67. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40813
Sección
Artículo original