Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares

uma perspectiva relacional

  • Marcelo Cigales Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Palavras-chave: manuais escolares, metodologia, sociologia, manualística

Resumo

O artigo apresenta uma metodologia de análise de manuais escolares sob uma perspectiva relacional, a partir da sociologia de Pierre Bourdieu. Primeiramente, discutimos as diferentes nomenclaturas sobre o manual escolar, abordando o desenvolvimento do campo de pesquisa denominado manualística, para então destacarmos três elementos metodológicos: a) os manuais escolares respondem a exigências externas, pois são produtos pedagógicos projetados por diferentes agentes do campo educacional que possuem distintas representações do mundo social; b) possuem uma lógica interna, pois fazem parte da cultura escolar para onde são direcionados, recepcionados e ressignificados; e, c) exigem para sua análise uma pluralidade de métodos, sendo a análise de conteúdo e documental insuficientes para a compreensão sociológica desse objeto.

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Biografia do Autor

Marcelo Cigales, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Esteve no Centro de Investigação Manuais Escolares (MANES) da Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid-Espanha) em 2017, realizando parte da pesquisa de doutoramento. É editor das revistas Café com Sociologia e dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Suas pesquisas voltam-se para o Ensino da Sociologia, a Formação de Professores e a História dos manuais escolares de Sociologia no Brasil.

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas. Pesquisador do CNPq. Foi presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS), membro do comitê de educação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Atualmente é professor visitante na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Pesquisa temas relacionados à Antropologia e Sociologia da Educação; Ensino de Ciências Sociais; Pensamento Social Brasileiro; Religião.

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Publicado
2019-12-17
Como Citar
Cigales, M., & Oliveira, A. (2019). Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e099. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/51252