<b>Modelagem e desenvolvimento de um simulador para aquecedores elétricos de ar</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v26i1.1549
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v26i1.1549Palavras-chave:
aquecedor elétrico, modelagem, simulador, convecção naturalResumo
Desenvolveu-se um modelo matemático que correlaciona a voltagem (V) aplicada ao aquecedor elétrico com a vazão ( ), temperatura do ar na entrada (Te) e a temperatura do ar desejada na saída (Ts), a partir de um balanço de energia no aquecedor, contemplando possíveis perdas de calor por convecção natural. O modelo apresenta dois parâmetros: a resistência elétrica (R) e o coeficiente de transferência de calor por convecção natural (h). A partir deste modelo, foi desenvolvido um simulador com interface amigável que contempla duas situações distintas: perdas significativas de calor pela parede do aquecedor (modelo completo, h ≠ 0) e perdas desprezíveis (modelo simplificado, h = 0). Pôde-se verificar que para o sistema ora estudado, o modelo completo representou adequadamente o comportamento do aquecedor em toda faixa de condições operacionais sem a necessidade de ajuste de nenhum parâmetro, indicando que as perdas de calor por convecção natural são significativasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
