<b>Determinação da cinética e das isotermas de secagem do bagaço da laranja</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i2.8242
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i2.8242Palavras-chave:
Secagem, curvas de secagem, taxa de secagem, isotermas de secagem, modelagemResumo
Conhecer o comportamento do bagaço de laranja durante a secagem é de suma importância quando se deseja utilizá-lo para fins tecnológicos, como é o caso de sua aplicação como adsorvente. Este trabalho teve como objetivo a determinação da cinética e das isotermas de secagem do bagaço da laranja. Para a obtenção das curvas de secagem e de taxa de secagem o bagaço foi seco em um secador convectivo, em uma faixa de temperatura de 33 a 92ºC com velocidade do ar constante de 1,3 m s-1. As isotermas de equilíbrio foram determinadas utilizando o equipamento Thermoconstant Novasina, nas temperaturas de 25 a 45ºC. A umidade do bagaço em base seca (b.s) foi determinada pelo método da estufa. As curvas de secagem e taxa de secagem mostraram que o aumento da temperatura diminui o tempo de secagem, pelo aumento da taxa de secagem. Nas isotermas de equilíbrio, o aumento da temperatura causou aumento da umidade de equilíbrio, fato este atribuído í característica do material. Os dados experimentais foram ajustados aos modelos de BET, SABBAH e OSWIN, e nas condições estudadas, o modelo de SABBAH foi o que melhor se ajustou, com o coeficiente de correlação de 0,99.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











