<strong>Contaminação por <em>Enterococcus</em> da água das praias do município de São Luís, Estado do Maranhão</strong> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v30i2.5492
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v30i2.5492Palavras-chave:
praias, Enterococcus, análise microbiológica.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar as condições higiênico-sanitárias das praias do município de São Luís, utilizando os Enterococcus como indicador. Foram avaliados dois períodos distintos, estação chuvosa e seca. A amostragem foi realizada quinzenalmente na estação chuvosa e semanalmente na estação seca. Aferiu-se o pH no local da coleta e no laboratório, realizou-se análise microbiológica de acordo com a metodologia dos tubos múltiplos, conforme preconiza a American Public Health Association - APHA (1995). O pH mostrou-se dentro do padrão, com índices entre 7 e 8, em todas as praias. Constataram-se altos índices de Enterococcus, da ordem de 102 a 103 NMP 100 mL-1 no período seco, chegando a 105 no período chuvoso. Conclui-se que as praias Ponta da Areia e do Calhau se caracterizaram como impróprias para banho nos períodos avaliados, enquanto as praias Olho d´Ígua e Araçagi se enquadraram como próprias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
