<b>Os benefícios da utilização de coagulantes naturais para a obtenção de água potável</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i2.8238
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i2.8238Palavras-chave:
coagulantes naturais, taninos vegetais, Tanfloc, água potávelResumo
Este trabalho tem como objetivo a avaliação dos benefícios da obtenção de água potável a partir de coagulantes naturais, em função da remoção dos parâmetros cor, turbidez e compostos com absorção em UV-254 nm, utilizando como agente coagulante o Tanfloc SS. Com esta finalidade, ensaios de coagulação/floculação/sedimentação foram realizados em aparelho “jar testâ€, com água superficial de características de alta cor/turbidez. O pH de coagulação (3,0 a 9,0) e a concentração do coagulante (10,0 a 60,0 mg L-1) foram variados com a finalidade da construção dos diagramas de coagulação e a determinação das regiões de melhor eficiência de remoção de cor e turbidez. As condições de trabalho para o processo de coagulação/floculação/sedimentação foram fixadas de acordo com ensaios prévios. Com os dados obtidos, o diagrama de coagulação foi construído utilizando o programa 3DField 2.7.0.0. Com base nestes diagramas, para o coagulante Tanfloc SS, concluiu-se que as melhores remoções dos parâmetros estudados, em sua maioria, ocorreram para a faixa de pH entre 6,0 e 9,0 em todas as concentrações estudadas. Desta forma, constatou-se que a utilização de coagulantes orgânicos biodegradáveis é, portanto, uma alternativa técnica aos coagulantes convencionais, possuindo benefícios de saúde pública além de preservação ambiental. coagulantes naturais; taninos vegetais; Tanfloc; água potávelDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.