<b>Crescimento urbano e mobilidade em Aracaju: 2009 a 2012

  • Vania Fonseca Universidade Tiradentes
  • Antônia Patrícia Vieira Nunes Beserra Universidade Tiradentes
Palavras-chave: acidentes de trânsito, pontos críticos de acidentes, trânsito

Resumo

Aracaju vem apresentando notável crescimento populacional sem que a infraestrutura viária acompanhe o aumento da demanda provocada tanto pela expansão urbana quanto pelo aumento do número de veículos que transitam na capital do Estado de Sergipe, refletindo em grande aumento do número de acidentes de trânsito. Este estudo visou identificar e analisar os pontos críticos de ocorrência de acidentes em Aracaju e os principais fatores relacionados a esses locais que potencializam essas ocorrências. A pesquisa, descritiva, exploratória e de caráter quali-quantitativo, utilizou dados secundários fornecidos pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju. Referentes a ocorrências de acidentes de trânsito no período de 2009 a 2012, e dados primários levantados com a aplicação de questionário junto aos condutores e pedestres, ou outras pessoas que trabalhavam ou moravam no local da ocorrência dos acidentes (com autorização de Comitê de Ética em Pesquisa). A análise da evolução das ocorrências permitiu a identificação de pontos críticos e as principais condições do ambiente do entorno que podem ser consideradas potencializadoras dos acidentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Fonseca, Universidade Tiradentes

Doutora em geografia e propfessora titular da Universidade Tiradentes - UNIT

Antônia Patrícia Vieira Nunes Beserra, Universidade Tiradentes
Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2006). Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes - UNIT, Pós - graduada em MBA em Executivo em saúde, pela Fundação Getúlio Vargas, Pós- graduada em Gestão em serviços de saúde, pela Faculdade de Jacarepaguá - RJ. Pós graduação) em Análise do desenvolvimento e controle motor, pela Universidade Estácio de Sá (em curso) e Pós graduação em Terapia Ocupacional na pediatria ( em curso). Cursos de aperfeiçoamento profissional na área de reabilitação física, Pediatria, Saúde Mental (CaPS e Prevenção ao uso de drogas) e Gestão em serviços de saúde. Possui experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em reabilitação física neurológica e ortopédica além de coordenação em serviços de saúde público e privado com intervenção em reabilitação física.
Publicado
2014-12-05
Como Citar
Fonseca, V., & Beserra, A. P. V. N. (2014). <b&gt;Crescimento urbano e mobilidade em Aracaju: 2009 a 2012. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), 137-146. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23013
Seção
Ciências Sociais