<b>A educação ambiental na universidade: analisando um curso de ciências biológicas

  • Paulo Augusto Berezuk Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: ensino superior, ensino de biologia, projeto pedagógico

Resumo

Com a degradação ambiental em escala mundial, a importância da Educação Ambiental para a formação científica e cidadã aumentou nas últimas décadas. Para superar a crise ambiental, é preciso transcender o saber científico fragmentado e especializado; além de formar ambientalmente os profissionais das diversas áreas. Assim, esta pesquisa visou identificar a presença da dimensão ambiental no projeto pedagógico de um curso de ciências biológicas e verificar, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, os conhecimentos sobre educação ambiental dos estudantes do último ano desse curso, observando como este tipo de ensino foi trabalhado. Concluiu-se que grande parte dos entrevistados afirma não ter cursado disciplinas que levassem à discussão da educação ambiental de forma sistemática, contrariando a análise do projeto pedagógico do curso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Berezuk, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática na mesma universidade e graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) na mesma instituição.

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Ciências, área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, com mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Professora não-titular da Universidade Estadual de Maringá, atua na graduação na área de Ensino de Ciências e Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, formação de professores, processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia, avaliação escolar e área de preservação permanente.
Publicado
2014-12-05
Como Citar
Berezuk, P. A., & Moreira, A. L. O. R. (2014). <b&gt;A educação ambiental na universidade: analisando um curso de ciências biológicas. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), 189-197. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.24405
Seção
Educação