<b>Escolas reunidas e grupos escolares: traços da modernidade técnico-científica no ensino elementar (1889-1929)

  • Ednéia Regina Rossi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: história da educação na primeira república, instituições de ensino elementar, São Paulo (1889- 1929).

Resumo

Neste artigo, a proposta é refletir sobre diferentes espaços institucionais públicos destinados ao ensino elementar na Primeira República (1889-1929). Tomando como fonte documental relatórios de inspetores e diretores gerais de ensino de São Paulo, bem como depoimentos de professores primários das primeiras décadas do século XX, discutimos os diferentes modelos institucionais da época, e seus contextos sociais de inserção, com ênfase na modernização do espaço escolar e de seu fazer. A busca pelo enquadramento objetivo, racional e científico, ancorado em resultados operacionais, a partir do desenvolvimento científico e da aplicação de tecnologias, toma conta das motivações do período e chega à escola. As remodelações dos espaços físicos, assim como das práticas instituídas em seu interior, atestam a aplicação destes saberes à escola. No entanto, a análise permite identificar que muitas das críticas às escolas isoladas e às escolas reunidas refletem as perspectivas dos lugares ocupados pelos sujeitos que as fizeram. O olhar do diretor de ensino não coincide com o do professor, ocorrendo representações diferentes e, às vezes, antagônicas, de um mesmo fenômeno social, como identifica Roger Chartier.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednéia Regina Rossi, Universidade Estadual de Maringá
Professora Associada do Programa de pós-graduação em Educação e do Departamento de Fundamentos da Educação. Atua na linha de História e historiografia da Educação,com ênfase nos seguintes temas: história da educação na República, história da educação primária, história da educação infantil, cultura escolar, história das instituições escolares, identidade cultural e educação.
Publicado
2017-12-27
Como Citar
Rossi, E. R. (2017). <b&gt;Escolas reunidas e grupos escolares: traços da modernidade técnico-científica no ensino elementar (1889-1929). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(3), 317-325. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i3.38493
Seção
Educação