Algunas ideas en torno a la enseñanza de la epistemología desde la historia de las ciencias y la literatura

  • Marina Camejo Universidad de la Republica

Resumo

O trabalho atual levanta-se como a resposta às reflexões provocadas pelos desafios e pelas dificuldades impostos pela ensino do epistemologia em uma formação humanistica. Para enfrentar-nos que o curso do epistemologia forçou para nos pensar de como aos índices do trasmitir, como aos aspectos problematizar relativo à disciplina em que os estudantes dão forma e a como dar forma em possuem abilidades da filosofia. Isto tem conduzir-nos para cometer-nos nas maneiras do didática da epistemologia. O interesse pelo didática da epistemologia foi aumentado, talvez com uma taxa menor com essa do que o interesse pela instrução das ciências foi aumentado. Os avanços científicos e as implicações que estes têm no nível social requerem na uma mão dos seres humanos peritos da ciência e por um outro dos seres humanos que adotam posições ao contrário dos críticos o conhecimento científico com relação a seus alcance, possibilidades e limitações na estrutura social. O último é sobre a epistemologia. Porém, seu ensino em si é uma dificuldade que pode ser superada se for baseado na história da ciência e da literatura. Nossa perspectiva consiste em afirmar que a epistemologia não pode se apresentar como uma disciplina que não dialoga com outros saberes, pelo contrário, consideramos que para além da tensão que ela pode apresentar entre epistemologia e história da ciência e epistemologia e humanidades (mais especificamente literatura), essas disciplinas lançam luz no planejamento de unidades de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-08-24
Como Citar
Camejo, M. (2021). Algunas ideas en torno a la enseñanza de la epistemología desde la historia de las ciencias y la literatura. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 43(1), e58240. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v43i1.58240
Seção
Filosofia