<b>Aspectos teóricos sobre a atuação dos formadores de professores em exercício e o processo de autonomia docente</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2202

  • Ana Lucia Crisostimo UNICENTRO
Palavras-chave: formadores de professores em exercício, autonomia docente, formação continuada

Resumo

O artigo propõe desenvolver uma reflexão sobre um campo de investigação ainda pouco explorado na área educacional: a figura do formador de professores em exercício em processos de formação continuada. Para tanto, contextualizaremos elementos que contribuam para algumas contribuições sobre os aspectos que interferem no processo formativo do formador e propomos algumas contribuições teóricas sobre a referida temática. Nessa direção defendemos que o formador pode adotar diferentes modelos ou estilos de atuação durante o processo de formação continuada. A partir dessa premissa discutimos por que motivos tais posicionamentos, passíveis de serem adotados pelo formador, podem interferir diretamente na conquista da autonomia docente por parte dos professores da educação básica participantes de tais programas

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Biografia do Autor

Ana Lucia Crisostimo, UNICENTRO
possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação continuada, currículo, docência ensino superior e educação. Foi Pró-Reitora de Extensão da UNICENTRO de 2006 a 2008 e atualmente é Diretora do Museu de Ciências Naturais da UNICENTRO Currículo Lattes
Publicado
2008-04-15
Como Citar
Crisostimo, A. L. (2008). <b>Aspectos teóricos sobre a atuação dos formadores de professores em exercício e o processo de autonomia docente</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2202. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 25(1), 105-112. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v25i1.2202
Seção
Educação