<b>Aspectos teóricos sobre a atuação dos formadores de professores em exercício e o processo de autonomia docente</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2202
Resumo
O artigo propõe desenvolver uma reflexão sobre um campo de investigação ainda pouco explorado na área educacional: a figura do formador de professores em exercício em processos de formação continuada. Para tanto, contextualizaremos elementos que contribuam para algumas contribuições sobre os aspectos que interferem no processo formativo do formador e propomos algumas contribuições teóricas sobre a referida temática. Nessa direção defendemos que o formador pode adotar diferentes modelos ou estilos de atuação durante o processo de formação continuada. A partir dessa premissa discutimos por que motivos tais posicionamentos, passíveis de serem adotados pelo formador, podem interferir diretamente na conquista da autonomia docente por parte dos professores da educação básica participantes de tais programasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.