<b>Cultura política e participação diferenciada: o caso do Conselho Municipal de Saúde do município de Dois Vizinhos, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2193
Résumé
Este artigo discute a participação diferenciada dos atores envolvidos nas atividades do Conselho Municipal de Saúde de Dois Vizinhos, no interior do Paraná. Em um primeiro momento, a partir de uma análise do seu regimento interno e das atas de suas reuniões, pretendemos afirmar a existência de uma disparidade entre a participação dos diferentes segmentos que compõem esta instituição pretensamente democrática, mais especificamente entre prestadores/gestores e trabalhadores/usuários. Em seguida, a partir da análise de dados obtidos por meio do emprego de questionários padronizados, desenvolvemos a afirmação de que tal diferença se deve, em parte, à cultura política encontrada em cada um desses grupos, em especial no que diz respeito ao sentimento de eficácia política subjetivaTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.