<b>"Que o povo de Porto Alegre, especialmente as classes trabalhadoras”, saiba, proteste e se manifeste: o caso Sacco e Vanzetti
Résumé
A execução da dupla italiana anarquista Sacco e Vanzetti agitou a imprensa internacional, tanto a operária como a não operária. O que importou foi relatar o que acontecia, e aqui, os periódicos operários distanciaram-se dos demais, pois pontuaram e criaram relações pedagógicas com o fato. Esses grupos de trabalhadores organizadores não se limitaram a publicar, mas a articular manifestações solidárias a Sacco e Vanzetti. Assim, surgiram comícios e um Comitê Pró-Sacco e Vanzetti em Porto Alegre, como também muitas páginas com escritos a respeito da condenação. Neste artigo, procurou-se verificar os espaços utilizados nas manifestações em defesa dos anarquistas, como também identificar os principais oradores desses eventos. Além do que, considerou-se oportuno vislumbrar os posicionamentos dos jornais, tal como cruzar os lugares onde ocorreram os comícios com os citados pelos jornais e as eventuais práticas desses grupos. A metodologia utilizada cobriu os jornais de forma qualitativa, tentando destacar as características mais peculiares e gerais por eles apresentados. Foram problematizados os eventos que ocorreram no Brasil de forma geral, e em Porto Alegre de forma específica, a partir da visão da ‘cultura associativa’, que estuda as manifestações a partir dessas relações com as sociedades operárias.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.















