Refletindo sobre o meio ambiente cultural

  • Elton Moreira Quadros Universidade do Estado da Bahia
  • Rita de Cássia Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucas Pereira Novaes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: patrimônio cultural, identidade, direitos culturais.

Resumo

Propomos uma reflexão que traga à tona questão do Meio ambiente para o centro do debate sobre cultura. Assim, partimos da perspectiva constitucional em que é instituído legalmente o Meio Ambiente Cultural com vistas a uma efetiva proteção do patrimônio cultural material ou imaterial que identifica o povo brasileiro em sua globalidade ou diferenças regionais, étnicas e sociais. Após essa visão mais jurídica da questão, passamos a um aprofundamento reflexivo sobre o Meio Ambiente Cultural procurando compreender seu sentido e função, além de procurar meditar nos aspectos sociais e metodológicos da questão da proteção do patrimônio cultural para que não se torne mais uma forma escamoteada de prevalência dos poderes constituídos e do esquecimento da diversidade que forma a nossa identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Moreira Quadros, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor auxiliar da UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Professor do quadro permanente do PPG em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da UNEB e do PPG em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia, Memória e Justiça.

Rita de Cássia Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Lucas Pereira Novaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Publicado
2019-05-03
Como Citar
Quadros, E. M., Nunes, R. de C., & Novaes, L. P. (2019). Refletindo sobre o meio ambiente cultural. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 41(1), e44820. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v41i1.44820
Seção
Ciências Sociais