<b>Percursos da história cultural</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5934
Resumen
A proposta deste artigo é fazer um passeio epistemológico, com a intenção de explicar parte da trajetória de produção do conhecimento histórico, nas últimas décadas, analisando mudanças em seus conceitos sobre as fontes, metodologia e sobre a finalidade dessa ‘ciência’. Entendemos que esses quatro pontos apresentados podem formar um conjunto que resulta no conhecimento histórico. A pretensão é demonstrar as diversas mutações ocorridas no seio da historiografia, partindo da concepção estrutural (especialmente marxista) da história para uma mais relativista, e demonstrar como o debate acerca da história tem revelado interesses por temas marginais. A visão de uma história mais fragmentada modifica seu horizonte, suas fontes e sua finalidade e nessa mudança faremos nossa abordagem.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.