Migração e infância: aspectos sociais, linguísticos e culturais na educação fronteiriça

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e oportunidades enfrentados por crianças migrantes em escolas municipais de Foz do Iguaçu, com base em dados coletados durante a pesquisa ‘Migração e infância: aspectos sociais, linguísticos e culturais na educação fronteiriça’. A pesquisa foi realizada em três escolas municipais: Arnaldo Isidoro de Lima, Ponte da Amizade e Professora Elenice Milhorança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com diretores, observações pedagógicas, observações do recreio e grupos focais com alunos e professores. Os resultados indicam que a barreira linguística é o principal desafio enfrentado pelas crianças migrantes, mas também se destaca a importância de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para a adaptação desses estudantes. O artigo conclui com recomendações para melhorar a inclusão de crianças migrantes nas escolas, como a necessidade de formação docente e a valorização da diversidade cultural.

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Publiée
2025-08-28
Comment citer
Amato, L. J. D., & Leon, J. A. (2025). Migração e infância: aspectos sociais, linguísticos e culturais na educação fronteiriça. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 47(2), e75937. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v47i2.75937
Rubrique
Ciências Humanas