<b>A formação continuada como instrumento mediador de desenvolvimento docente

  • Marilucia Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná
Palavras-chave: formação de professores, internalização, transposição didática

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar a proposta formativa do PDE-Paraná, a fim de compreender se ele se constitui em um bom ensino no sentido vygotskiano do termo, ou seja, se promove o processo de internalização, pelos professores em formação, de novos instrumentos e dos esquemas de utilização dos instrumentos. Para tanto, analisei a proposta teórica elaborada pela Secretaria de Educação do Paraná e sua efetivação prática realizada por uma Instituição de Ensino Superior parceira do programa. O arcabouço teórico fundamenta-se nos preceitos vygotskianos. Os resultados apontaram tensões entre a proposta teórica e sua efetivação prática, apresentando indícios de que o Programa não se constitui em um bom ensino no sentido vygotskiano pleno.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilucia Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado
2014-02-25
Como Citar
Striquer, M. S. D. (2014). <b&gt;A formação continuada como instrumento mediador de desenvolvimento docente. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(2), 195-205. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i2.21078
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus