<b>Efeito Retroativo do PAS/UEM no ensino médio: percepções do professor de língua portuguesa

  • Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini Universidade Estadual de Londrina
  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: avaliação, programa de avaliação seriada, formação de professores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo reconhecer o efeito retroativo da implantação do PAS/UEM na prática de professores de língua portuguesa do ensino médio. Para atingir esse objetivo, o corpus foi constituído por dados resultantes de um questionário aplicado a 15 professores dos municípios de Marialva e Maringá, Estado do Paraná, das redes pública e privada que ministram aulas para alunos do ensino médio. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico sobre efeito retroativo (BARTHOLOMEU, 2002; CORREIA, 2003; MOTTA, 2004; OLIVEIRA, 2008; RETORTA, 2007, 2009; SCHLATTER et al., 2004, 2005; SILVA; ARAÚJO, 2009). A análise evidencia que ocorreu efeito retroativo no ensino médio desse tipo de avaliação seriada proposta pela UEM; se, por um lado, representou maior comprometimento por parte dos alunos, conforme percepção dos professores e mudanças na prática desses mesmos professores, mesmo que timidamente; por outro lado, representou um estreitamento do currículo, pois vários professores manifestaram que houve mudança no currículo e seguem o que é cobrado pelo PAS/UEM. Esse resultado nos permite concluir que o PAS exerce grande efeito no ensino de língua portuguesa no ensino médio da região e, por isso, essa nova forma de avaliação requer mais estudos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini, Universidade Estadual de Londrina
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá/UEM;  doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora da rede pública de educação básica do Paraná.
Neiva Maria Jung, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise da Conversa Etnometodológica, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, identidades sociais, ensino, comunidade multilíngüe e leitura.
Publicado
2014-11-14
Como Citar
Bernini, E. A. B., & Jung, N. M. (2014). <b&gt;Efeito Retroativo do PAS/UEM no ensino médio: percepções do professor de língua portuguesa. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(4), 451-462. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.21232
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus