<b>Oh, oh, o gigante acordou! Brasil, junho de 2013: conceptualizações e metáforas das manifestações
Resumo
Apresentam-se resultados de um estudo cujo principal objetivo foi examinar o processo de conceptualização das manifestações brasileiras de 2013 e dos seus agentes sociais. Como norte teórico-metodológico, seguiram-se os pressupostos da Linguística Cognitiva, baseando-se em autores como Lakoff e Johnson (1980), Kövecses (2009), Grady (1997), entre outros. O corpus examinado foi constituído por postagens feitas no Facebook, coletadas em junho de 2013. Após a análise qualitativa dos dados, concluiu-se que as manifestações, por exemplo, podem ser conceptualizadas, por meio do mecanismo da metáfora, como guerra.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.