Contar várias histórias ao mesmo tempo: para uma teoria do livro-álbum com narrativas paralelas
Resumo
Partindo da análise de um formato específico de livro-álbum, aquele que inclui duas ou mais narrativas partilhando o mesmo espaço físico, este estudo procura identificar as diferentes estratégias criativas usadas pelos autores para aumentarem as potencialidades narrativas do livro tradicional, desafiando os seus limites materiais. Com óbvias repercussões ao nível metaficcional pela forma como chamam a atenção do leitor para o modo como estão construídos e para a sua dimensão material, estes livros-álbum revelam-se ainda desafiadores das próprias competências de leitura, exigindo manipulações específicas, releituras e o estabelecimento constante de relações entre as várias histórias que neles são contadas.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.