<b>A polêmica e a construção do <em>ethos</em> no debate político das eleições para prefeitura de Maringá/2004</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.6785
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a polêmica na construção do ethos dos sujeitos políticos envolvidos no segundo turno da eleição municipal de Maringá, no ano de 2004. Para tanto, escolhemos um corpus constituído pelo debate político televisivo entre os dois candidatos do segundo turno – João Ivo Caleffi (JIC/PT), representante da situação, e Sílvio Barros (SB/PP), representando a oposição. Com base nas noções de polêmica e de ethos preconizadas pela Análise do Discurso na vertente de Maingueneau, a análise do movimento interdiscursivo polêmico dos dois sujeitos mostrou que o ethos é construído simultaneamente a um processo de desqualificação da imagem do adversário.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.