<b>Escrita na formação docente: relatos de estágio</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.3600

  • Raquel Salek Fiad UNICAMP
  • Lilian Lopes Martin da Silva UNICAMP
Palavras-chave: estágios de formação, gêneros do discurso, escrita acadêmica

Resumo

Este trabalho analisa relatos de estágio escritos por estudantes de alguns dos cursos de formação de professores da Universidade Estadual de Campinas, nos anos de 2004 e 2006. Com base nos estudos de Bakhtin sobre gêneros do discurso, observamos como os estudantes realizam um gênero que não lhes é familiar, nessa esfera de comunicação. Considerando que essas escritas se constituem, num movimento dialógico, em respostas a outros enunciados produzidos no contexto acadêmico, destacamos o papel das instruções fornecidas aos estudantes e dos demais gêneros acadêmicos como enunciados privilegiados na orientação das escritas dos relatos. Destacamos, na análise, dois temas presentes nos relatos: a apresentação do campo do estágio e a apresentação das leituras realizadas pelos estagiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Salek Fiad, UNICAMP
Atualmente é Professor MS-5 da Universidade Estadual de Campinas, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Membro de corpo editorial da Revista da FAEEBA e Membro de corpo editorial da Leitura: Teoria e Prática (0102-387X). Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, contacto lingüístico. Currículo Lattes
Publicado
2009-10-06
Como Citar
Fiad, R. S., & Silva, L. L. M. da. (2009). <b>Escrita na formação docente: relatos de estágio</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.3600. Acta Scientiarum. Language and Culture, 31(2), 123-131. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v31i2.3600
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus