Editorial ou carta ao leitor/do editor? estamos falando do mesmo gênero textual?

  • Camila da Silva Pelizari Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Gabriela Martins Mafra Universidade Estadual do Centro-Oeste / Universidade Estadual do Norte do Paraná

Résumé

A fundamentação teórica que norteia este trabalho provém de estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) realizados no grupo de pesquisa DIALE – Diálogos Linguísticos e Ensino (CNPq/UENP) –, bem como contribuições teóricas provenientes de estudos sobre o gênero textual como ‘megainstrumento’ do trabalho no processo de ensino e aprendizagem de língua.  O objetivo principal da pesquisa é responder à questão: carta ao leitor/do editor e editorial são o mesmo gênero textual ou práticas discursivas singulares? Para responder a esse questionamento, o trabalho busca respaldo na noção de modelização teórica de Barros (2012), advinda do conceito de modelo didático do ISD, para a elaboração de modelos teóricos dos dois gêneros estudados. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, de cunho interpretativista, a partir do enquadre da Linguística Aplicada, perpassando três fases: 1) bibliográfica e exploratória; 2) análise documental; 3) analítico-interpretativa. O corpus de análise da segunda fase é formado por textos dos gêneros em foco, coletados de diferentes suportes – Jornal Folha de Londrina, Jornal O Estado de São Paulo, Revista IstoÉ, Veja, Aventuras na História, Gol, Super Interessante, Saúde, Mundo Estranho, Galileu, Todateen. Os resultados apontam a existência de dois gêneros distintos – editorial e carta ao leitor/do editor –, os quais foram modelizados, teoricamente, pela pesquisa. O intuito é contribuir com os estudos em relação à esfera jornalística e servir como instrumento de observação das potencialidades ensináveis dos gêneros pesquisados, auxiliando na elaboração de materiais didáticos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...
Publiée
2019-12-16
Comment citer
Pelizari, C. da S., Barros, E. M. D. de, & Mafra, G. M. (2019). Editorial ou carta ao leitor/do editor? estamos falando do mesmo gênero textual?. Acta Scientiarum. Language and Culture, 41(2), e47584. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i2.47584
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus