<b>Para uma sistematização genealógica das camadas de significado da ‘cebola de significância’: a perspectiva do falante</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.15483
Resumo
Considerando a perspectiva do ouvinte na comunicação, Dascal (2006) apresenta seu modelo da ‘cebola de significância’ (CS) como visão acerca do significado de uma elocução, concebendo-o como um conjunto de diferentes camadas. Neste trabalho, proporemos abordar a CS pela perspectiva do ‘falante’ (CSF) e adicionalmente sistematizá-la. A sistematização consistirá em identificar os elementos da elocução sob um ordenamento hierárquico, cuja sequência proposta é (entre parênteses, os elementos contingentes da CSF): pressuposições pragmáticas; razão da elocução; conteúdo proposicional da sentença; (informação conscientemente não intencional); (componente emotivo de significado); interferência do registro conversacional; condições de felicidade do ato de fala; força perlocucionária; (implicatura conversacional); modalidade; força ilocucionária; caráter nêustico da elocução. A discussão que faremos, dedutivamente orientada, procura justificar as razões dessa elaboração.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.