Desafios de acessibilidade e interação no ensino de anatomia no EaD: estratégias para melhorar a experiência de aprendizado
Abstract
Objective: to investigate the challenges of accessibility and interaction in teaching Anatomy in the Distance Education (DE) modality, focusing on strategies to improve the learning experience. Methods: bibliographic review of articles and book chapters published between 2014 and 2024. Seventeen articles were analyzed, using descriptors related to teaching Anatomy in DE. Results: it is highlighted that accessibility is still limited by the lack of technological infrastructure and inclusion of students with disabilities. Teacher-student interaction is impaired by the lack of face-to-face contact, affecting student motivation and engagement. On the other hand, technologies such as virtual reality, augmented reality and virtual learning environments have shown promise in providing practical and interactive simulations. Conclusion: the implementation of active methodologies and educational technologies, combined with continuous teacher training, is essential to face the challenges of DE. These actions can create more inclusive and dynamic learning environments.
Downloads
Metrics
References
Mendes Colares MA, Medeiros de Mello J, Vidotti AP, de Mello Gonçalves Sant’ana D. Metodologias de ensino de anatomia humana: estratégias para diminuir as dificuldades e proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem . Arqmudi [Internet]. 19º de dezembro de 2019 [citado 24º de janeiro de 2025];23(3):140-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51527
Silveira JB, da Cunha Loureiro PRA, de Macêdo Amorim BD, Magalhães DVR, Costa JL, Dobrachinski L. A pandemia da Covid-19 e as mudanças no cenário educacional: os desafios docente e discente na formação médica. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2023;23(7):e12577. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/12577
Gonçalves AL. A importância do uso das tecnologias no século XXI nas escolas atuais e como tem sido o processo de avaliação dos alunos. Rev Tópicos. 2024. Disponível em: https://revistatopicos.com.br
Ferreira KLC, Barbosa ATR. Locomotomic: aplicativo de anatomia humana para o ensino através da realidade virtual. Braz J Educ Technol Soc (BRAJETS). 2023. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/12375
Júnior HGM, Gomes AJF, Caldeira VMM, Dias MAD, Nossa Junior LCG. A pessoa com deficiência visual na educação a distância: história e proposições pedagógicas de acessibilidade à luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2024.
Almeida SM, Carvalho RP. Acessibilidade no ensino remoto: desafios e soluções. Rev Educ Tecnol. 2023;14(2):45-58.
Sabino E, Camargo FM, Xavier JD, Oliveira PPTG, Souza RXC. Acessibilidade em plataformas de ensino a distância. Rev Gestão Foco. 2018;(10). Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/12/033-acessibilidade-em-plataformas-de-ensino-a-dist%C3%82NCIA.pdf.
Silva RM da, Silva KGA da, Rocha DP, Montenegro IHP de Melo. Sala virtual em anatomia humana como estratégia facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem. Rev Saúde Digit Tecnol Educ. 2018. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/index.
Pivetta EM, Saito DS, Ulbricht VR. Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Rev Bras Educ Esp. 2014;20(1):147-62. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/MkmjfJdhgjyj9MZq4jswDjv/abstract/?lang=pt.
Rybalko A, Kochetkova I, Kin O, Liulchak S, Khmil N. Ensino a distância 2023: tendências, desafios, problemas. Rev Online Polit Gest Educ. 2023;27(esp):e023044. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.2.18583. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18583
Antunes JT, Batista PVC. EaD e desafios de interação: um estudo de revisão. Rev Multitexto. 2016;4(1).
Castro EA, de Queiroz ER. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Rev Nova Paideia - Rev Interdiscip Educ Pesq. 2020;2(3):3-17. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40
Portes CSV, da Conceição Vaz F, Cazeli GG, Ferreira HG, Mota MFA, Maciel RCA, et al. O papel das tecnologias digitais na formação de professores: oportunidades e desafios dos ambientes virtuais de aprendizagem. Aracê. 2024;6(3):9302-16. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/1566
Santos AF. Educação inclusiva: uma análise sobre os avanços e os desafios enfrentados no contexto atual da educação básica no Brasil. Rev Estud Educ. 2021;22(3):101-15. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/desafios-enfrentados
Nobrega da Silva JC, Pedrosa Guedes M, Maia Gomes A, de Oliveira Calado MJ, Ferreira de Souza IW, Ferreira de Souza FK, et al. Uso da simulação computacional para ensino e aprendizagem de anatomia para aulas EaD nos cursos de saúde. Res Soc Dev. 2022;11(1):e50611124055. DOI: 10.33448/rsd-v11i1.24055. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357989880_Uso_da_simulacao_computacional_para_ensino_e_aprendizagem_de_anatomia_para_aulas_EAD_nos_cursos_de_Saude
Silva HC da. Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais. 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEG-2_cdc4d124615b4e8125797cd3912edfd1.
Espírito Santo HO, Lobo RRB. Desafios encontrados para acessibilidade e inclusão na educação. Rev Bras Educ Esp. 2023;25(4):62-78. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2372
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
