Desafios de acessibilidade e interação no ensino de anatomia no EaD: estratégias para melhorar a experiência de aprendizado

Palavras-chave: Educação a Distância; Interação Social; Anatomia; Tecnologia Assistiva; Inclusão Educacional.

Resumo

Objetivo: investigar os desafios de acessibilidade e interação no ensino de Anatomia na modalidade de Educação a Distância (EaD), com foco em estratégias para melhorar a experiência de aprendizado. Métodos: revisão bibliográfica de artigos e capítulos de livros publicados entre 2014 e 2024. Foram analisados 17 artigos, utilizando descritores relacionados ao ensino de Anatomia no EaD. Resultados: destaca-se que a acessibilidade ainda é limitada pela falta de infraestrutura tecnológica e inclusão de alunos com deficiência. A interação professor-aluno é prejudicada pela ausência de contato presencial, afetando a motivação e o engajamento dos estudantes. Por outro lado, tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e ambientes virtuais de aprendizagem mostraram-se promissoras ao proporcionar simulações práticas e interativas. Conclusão: a implementação de metodologias ativas e tecnologias educacionais, aliada à formação contínua de docentes, é essencial para enfrentar os desafios do EaD. Estas ações podem criar ambientes de aprendizado mais inclusivos e dinâmicos.

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Publicado
2025-03-31
Como Citar
1.
Rosa Marosti A, Vitória Cordeiro P, Conci Macedo da Motta L. Desafios de acessibilidade e interação no ensino de anatomia no EaD: estratégias para melhorar a experiência de aprendizado. arqmudi [Internet]. 31º de março de 2025 [citado 6º de setembro de 2025];29(1):e75450. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/75450
Seção
Artigo de revisão