JOGO DIDÁTICO TAPA ESPERTO – CIENTISTAS DO BRASIL: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Resumen

Considerando a realidade de grande parte da população brasileira, a profissão de cientista se apresenta distante das ambições dos jovens, devido à falta de reconhecimento pela sociedade. Tendo em vista que essa falta de conhecimento gera uma visão estereotipada acerca dos cientistas e a necessidade de divulgação e valorização dos profissionais e instituições que fazem Ciência no Brasil, o presente trabalho objetivou a criação de um jogo didático, denominado “Tapa Esperto – Cientistas do Brasil”, como uma ferramenta de divulgação científica, a fim de promover o conhecimento acerca das pessoas que fizeram/fazem ciência no país, e suas principais contribuições para a sociedade. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Iara Borges da Silva, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal Fluminense.

Dominique Guimarães de Souza, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Mestra em Ensino pela Universidade Federal Fluminense

Thaís de Fátima Lucio Torres

Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal Fluminense

Citas

ARANTES, S. L. F. Quem quer ser pesquisador? Ações de extensão para a divulgação da ciência e dos cientistas brasileiros na escola. e-Mosaicos. v.11. n. 28, p. 23-38, 2022.
ASSIS, O. Z. M. Proepre – programa de educação infantil e ensino fundamental e a teoria de Jean Piaget. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 9, p. 217-263, 2017.
BARROS, M. G. F.B. Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à Educação Sexual. Dissertação mestrado – Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua-RJ, 88 f., 2019.
BATISTA, D. A.; DIAS, C. L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. Colloquium Humanarum, v. 9, n. Especial, p. 975-982, 2012.
BECHI, D. Piaget e o programa de filosofia para crianças e jovens: uma aproximação crítica entre o método especulativo e a técnica genérica piagetiana. Revista Espaço Acadêmico, v. 170, p. 107-120, 2015.
BRASIL, K. B.N. “Desenhe um cientista”: as concepções dos estudantes do centro juvenil de ciência e cultura sobre os cientistas. Revista Cenas Educacionais, v. 3, n. e8670, p. 1-15, 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, p. 135. 2006.
BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção Pública da C&T no Brasil 2019. CGEE, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Brasília, DF. Disponível em: Acesso em: 24 maio 2023.
CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, p. 1-9, 2009.
CATTO, A. F. L.; TAVARES, S. M. N. O papel da pesquisa produzida na universidade brasileira diante dos cortes destinado ao financiamento científico nestes últimos anos. Cadernos de Educação, v.21, n. 43, p. 69-95, 2022.
COSTA, R. C.; GONZAGA, G. R.; MIRANDA, J. C. Desenvolvimento de validação do jogo didático “Desafio Ciências – Animais” para a utilização em aulas de ciências no ensino fundamental regular. Revista da SBEnBi, n. 9, p. 10-20, 2016.
COSTA, R. C.; MIRANDA, J. C.; GONZAGA, G. R. Avaliação e validação do jogo didático “Desafio Ciências – Sistemas Do Corpo Humano” como ferramenta para o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n.5, p. 56-75, 2018
DANTES, M. A. M. As ciências na história brasileira. Ciência e Cultura, v. 57, n. 1, p. 26-29, 2005.
GONZAGA, G. R. et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, v. 17, n. 7, p. 1-12, 2017.
JANN, P. N.; LEITE, M. F. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. v. 15, n. 1, p. 282-293, 2010.
JUNIOR, J. H. S. et al. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v. 13, n. 2, Edição Especial, p. 331-346, 2020.
KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 20, p. 147-158, 2014.
MARÇAL, V.; MIRANDA, J. C. Desenvolvimento do jogo didático “perfil - educação sexual” como ferramenta integrada ao ensino na educação básica. Arquivos do MUDI, v. 25, n. 2, p. 27-48, 2021.
MIRANDA, J. C.; GONZAGA, G. R.; COSTA, R. C. Produção e Avaliação do jogo didático Tapa Zoo como ferramenta para o estudo de zoologia por alunos do Ensino Fundamental Regular. Holos, v. 4, p. 383-400, 2016.
MIRANDA, J. C.; GONZAGA, G. R. Ludoteca itinerante: Uma proposta de popularização do Lúdico no Ensino De Ciências. In: V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, p. 1-9, 2018.
MIRANDA, J. C. et al. Avaliação de um jogo didático para o ensino de Botânica. In: IX Encontro Regional de Ensino de Biologia. Rio de Janeiro, p. 199-213, 2019.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.
PIVARO G. F.; JUNIOR, G. G. O ataque organizado à ciência como forma de manipulação: do aquecimento global ao coronavírus. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1074-1098, 2020.
RODRIGUES, A. A. T.; MEIADO, M. V.; SOARES, S. M. N. A. Divulgação científica nas escolas: a importância da polinização das flores na agricultura. Paubrasilia, v. 5, p. e84, 2022.
SILVA, G. S. C.; CAMARA, H.; DEL-CORSO, T. M. Trabalhando Representação de Gênero, Nacionalidade e Área de Conhecimento com o Jogo Pedagógico “Cara a Cara dxs Cientistas”. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-12, 2021.
SOUZA, D. L. et al. A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil. Educação e Pesquisa, v. 46, e221618, 2020.
TRENTIN, E. C. P.; ROCHA, I. L.; SILVA, M. M. O avanço da pesquisa científica e qualificação dos cientistas brasileiros. Multi-Science Journal, v. 1, n. 10, p. 9-11, 2018.
VIERA, F. V. et al. Causas do desinteresse e desmotivação dos alunos nas aulas de Biologia. Universitas Humanas, v. 7, n. 1/2, p. 95-109, 2010.
Publicado
2024-04-10
Cómo citar
1.
Miranda JC, Silva IB da, Souza DG de, Torres T de FL. JOGO DIDÁTICO TAPA ESPERTO – CIENTISTAS DO BRASIL: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. arqmudi [Internet]. 10 de abril de 2024 [citado 6 de septiembre de 2025];28(1):16-4. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70783
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior