ESTUDO INTERCULTURAL EM UMA PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA/QUÍMICA: CULTURA INDÍGENA NO CONTEXTO AMAZÔNICO.

Palavras-chave: Atividade dinâmicas. Contextualizadas. Cultura. Região Amazônica.

Resumo

Esta pesquisa visa explorar e correlacionar a cultura indígena no contexto amazônico com o ensino de ciência e química no nível do ensino médio. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho é promover a integração equitativa do conhecimento tradicional indígena e da ciência ocidental, enriquecendo assim o processo educacional e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, respeitosos da diversidade cultural e comprometidos com a preservação ambiental na região amazônica e no mundo em geral. A metodologia adotada envolveu a realização de atividades dinâmicas e contextualizadas, jogos educacionais como: De onde é o doce, Memoria geográfica, cubos de histórias e animações de festividades, e a criação de recursos didáticos como vídeo educativos e um livro. As atividades foram implementadas na Escola Centro de Educação de Tempo Integral José de Araújo Rodrigues, localizada no município de Codajás, estado do Amazonas, Brasil, e foram direcionadas aos estudantes que participam do Clube de Ciências formado por 25 clubistas. Dessa forma, os estudantes relataram uma maior conexão entre a cultura local e os tópicos científicos abordados. Também tiveram a oportunidade de criar recursos didáticos, que não apenas contribuíram para a disseminação do conhecimento intercultural, mas também incentivaram a criatividade e a participação ativa dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de pesquisa, v. 46, p. 802-820, 2016.
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.
CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. F. (Orgs.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Vozes: Petropólis, 2008. p. 13-37.
CORTESÃO, L.; STOER, S. A interculturalidade e a educação escolar: dispositivos pedagógicos e a construção da ponte entre culturas. 1996.
FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, 2003.
FORNET-BETANCOURT, Raúl. Interculturalidade: críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia. 2004.
Kato, D.S; Kawasaki, C.S.. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de Ciências. Ciência & Educação, 17 (1), pp. 35-50, 2011.
KUNDLATSCH, A.; SILVEIRA, C. INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, 2018.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
VALADARES, J. M.; JÚNIOR, C. S. Interculturality and science teaching: A classroom daily routine. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 28, p. 153, 2020. DOI: 10.14507/epaa.28.4699. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4699. Acesso em: 15 oct. 2023.
HECK, E.; LOEBENS, F.; CARVALHO, P. D. Amazônia indígena: conquistas e desafios. Estudos avançados, v. 19, p. 237-255, 2005.
SANTOS, R. B. R; QUEIROZ, P. P. Práticas pedagógicas interculturais:(re) conhecendo as diferenças em sala de aula. Educação UFSM, v. 46, 2021
Publicado
2024-04-12
Como Citar
1.
Araújo E. ESTUDO INTERCULTURAL EM UMA PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA/QUÍMICA: CULTURA INDÍGENA NO CONTEXTO AMAZÔNICO. . arqmudi [Internet]. 12º de abril de 2024 [citado 6º de setembro de 2025];28(1):111-25. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/71622
Seção
Artigo Original em Ciências Exatas