Mediações culturais e formação: reflexões adornianas de <i>O gato e o escuro</i>

  • Christian Muleka Mwewa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Sarita Brolese do Nascimento Universidade do Sul Santa Catarina
Palavras-chave: semiformação, formação cultural, O gato e o escuro, Teoria Crítica.

Resumo

Neste artigo pretendemos trabalhar uma parte dos resultados alcançados no âmbito do projeto geral “Mediações culturais e formação” (PIBIC/CNPq/2011-2012). Por meio do cotejamento dos conceitos de semiformação e formação cultural cunhados por Theodor W. Adorno (2010) analisamos o potencial da mediação cultural através da formação familiar. Para tanto, tomamos como exemplo de campo a relação estabelecida entre mamãe e filho na narrativa presente no livro O gato e o escuro, do moçambicano Mia Couto (2001), em tensão com os pressupostos formativos (ADORNO, 2010). A pergunta norteadora reside em pensar as possibilidades que o “sujeito” Pintalgato elaborou para empreender ações autônomas mediante a tutela de outrem. As nossas considerações finais indicam que a autonomia, também, pode ser potencializada na medida em que o sujeito é motivado pelo o medo e pela fantasia  (imaginação).

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Biografia do Autor

Christian Muleka Mwewa, Universidade do Sul de Santa Catarina
Professor no programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Stricto Sensu) na Universidade do Sul de Santa Catarina. Atua na Linha de Pesquisa: Relações culturais e históricas na Educação. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); graduando em Letras Francês na mesma instituição (2002 - 2007, formação incompleta). Editor da Revista POIÉSIS-RPPGE (UNISUL). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador do livro - África e suas diásporas:olhares interdisciplinares (Nova Harmonia, 2008) e do livro Sociedades desiguais pela mesma editora (2009); autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira (Nova Harmonia, 2009). Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do corpo editorial da Revista Eletronica Diálogo e Ciência (FTC) e parecerista ad hoc de outras revistas (Pensar a Prática, UFG; Movimento, UFRGS; RBCE, Unicamp; Revista Brasileira de Educação, publicação quadrimestral da ANPEd e parecerista ad hoc da Revista Fermentário da Universidad de la Republica (Uruguai). Segundo-Lider de Grupo de pesquisas Educação, Cultura e sociedade (UNISUL); Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação (UNISUL) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/UNISUL). Foi Bolsista Fomento 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq em 2007). Exerceu a atividade de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC, UFSC, SED e UNDIME, 2007). É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Tem experiência na área de Ciências Humanas. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, Pedagogia, Letras, Manifestação cultural, Teoria Crítica e Estudos Culturais. Atuou como Tutor no curso de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho: Conhecer para Ajudar (UFSC-SEaD, 2006).
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Mwewa, C. M., & do Nascimento, S. B. (2014). Mediações culturais e formação: reflexões adornianas de <i>O gato e o escuro</i&gt;. Imagens Da Educação , 4(1), 12-18. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.20747
Seção
Ensino e Aprendizagem