Mediações culturais e formação: reflexões adornianas de <i>O gato e o escuro</i>

  • Christian Muleka Mwewa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Sarita Brolese do Nascimento Universidade do Sul Santa Catarina

Résumé

Neste artigo pretendemos trabalhar uma parte dos resultados alcançados no âmbito do projeto geral “Mediações culturais e formação” (PIBIC/CNPq/2011-2012). Por meio do cotejamento dos conceitos de semiformação e formação cultural cunhados por Theodor W. Adorno (2010) analisamos o potencial da mediação cultural através da formação familiar. Para tanto, tomamos como exemplo de campo a relação estabelecida entre mamãe e filho na narrativa presente no livro O gato e o escuro, do moçambicano Mia Couto (2001), em tensão com os pressupostos formativos (ADORNO, 2010). A pergunta norteadora reside em pensar as possibilidades que o “sujeito” Pintalgato elaborou para empreender ações autônomas mediante a tutela de outrem. As nossas considerações finais indicam que a autonomia, também, pode ser potencializada na medida em que o sujeito é motivado pelo o medo e pela fantasia  (imaginação).

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Christian Muleka Mwewa, Universidade do Sul de Santa Catarina
Professor no programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Stricto Sensu) na Universidade do Sul de Santa Catarina. Atua na Linha de Pesquisa: Relações culturais e históricas na Educação. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); graduando em Letras Francês na mesma instituição (2002 - 2007, formação incompleta). Editor da Revista POIÉSIS-RPPGE (UNISUL). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador do livro - África e suas diásporas:olhares interdisciplinares (Nova Harmonia, 2008) e do livro Sociedades desiguais pela mesma editora (2009); autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira (Nova Harmonia, 2009). Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do corpo editorial da Revista Eletronica Diálogo e Ciência (FTC) e parecerista ad hoc de outras revistas (Pensar a Prática, UFG; Movimento, UFRGS; RBCE, Unicamp; Revista Brasileira de Educação, publicação quadrimestral da ANPEd e parecerista ad hoc da Revista Fermentário da Universidad de la Republica (Uruguai). Segundo-Lider de Grupo de pesquisas Educação, Cultura e sociedade (UNISUL); Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação (UNISUL) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/UNISUL). Foi Bolsista Fomento 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq em 2007). Exerceu a atividade de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC, UFSC, SED e UNDIME, 2007). É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Tem experiência na área de Ciências Humanas. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, Pedagogia, Letras, Manifestação cultural, Teoria Crítica e Estudos Culturais. Atuou como Tutor no curso de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho: Conhecer para Ajudar (UFSC-SEaD, 2006).
Publiée
2014-02-11
Comment citer
Mwewa, C. M., & do Nascimento, S. B. (2014). Mediações culturais e formação: reflexões adornianas de <i>O gato e o escuro</i&gt;. Imagens Da Educação , 4(1), 12-18. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.20747
Rubrique
Ensino e Aprendizagem