Centralidade do professor nas políticas educacionais

Palavras-chave: formação docente, carreira docente, reformas educacionais, organismos multilaterais.

Resumo

Sob influências neoliberais, as políticas educacionais têm alterado a gestão escolar e, consequentemente, modificado a formação e a atuação de docentes. Este estudo discute a centralidade do professor nas políticas educacionais difundidas pelos Organismos Multilaterais (OM). Para isso, foram analisados documentos internacionais que identificam o professor como componente primordial para a implementação eficiente das ações educacionais reformadoras, em consonância com a Agenda Globalmente Estruturada para a Educação. Aliteratura sobre o tema foi consultada para embasar a discussão. Constatou-se que o papel central do professor nas políticas educacionais o classifica,concomitantemente, como o “salvador da educação” e como entrave para a efetivação das reformas na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane dos Santos Silva Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – campus Santa Inês (IF Baiano SI).

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus do Pantanal (UFMS CPAN).
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – campus Santa Inês (IF Baiano SI).
Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor do curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Pesquisa política educacional, com foco sobre as políticas docentes.
Publicado
2018-09-09
Como Citar
Viana, J. dos S. S., & Santos, F. A. dos. (2018). Centralidade do professor nas políticas educacionais. Imagens Da Educação , 8(2), e41810. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.41810
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional