Centralidade do professor nas políticas educacionais
Resumen
Sob influências neoliberais, as políticas educacionais têm alterado a gestão escolar e, consequentemente, modificado a formação e a atuação de docentes. Este estudo discute a centralidade do professor nas políticas educacionais difundidas pelos Organismos Multilaterais (OM). Para isso, foram analisados documentos internacionais que identificam o professor como componente primordial para a implementação eficiente das ações educacionais reformadoras, em consonância com a Agenda Globalmente Estruturada para a Educação. Aliteratura sobre o tema foi consultada para embasar a discussão. Constatou-se que o papel central do professor nas políticas educacionais o classifica,concomitantemente, como o “salvador da educação” e como entrave para a efetivação das reformas na escola.Descargas
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Publicado
2018-09-09
Cómo citar
Viana, J. dos S. S., & Santos, F. A. dos. (2018). Centralidade do professor nas políticas educacionais. Imagens Da Educação , 8(2), e41810. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.41810
Número
Sección
Políticas Públicas e Gestão Educacional
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).