O PROJETO ESCOLA DA TERRA E AS PROPOSIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO BOA-VISTENSE (AM)

Palavras-chave: Educação do Campo; Pedagogia Histórico-Crítica; Campo Amazônico

Resumo

O trabalho refere-se aos processos educacionais vividos no Município de Boa Vista do Ramos, um dos 62 municípios do Estado do Amazonas. Ao caracterizar o homem amazônico que vive nos cantos e encantos da Princesinha do Ramos o descrevemos como um sujeito que conhece e reconhece seus conterrâneos, aquele que tem um jardim na frente da casa e uma horta no quintal. A pesquisa contou com a participação de 88 professores que participaram do Projeto de Extensão Saberes da Terra / 2017 e que são regentes de turmas multisseriadas nas escolas localizadas nas comunidades rurais do município. Foram realizadas entrevistas com os professores, aplicação de questionários, acompanhamento das aulas ministradas, conversas com a equipe escolar, observação direta de todo o contexto que gira em torno do processo educativo e das informações quanto à pesquisa. Analisamos as práticas, ao mesmo tempo em que oferecemos subsídios para reflexões críticas levando em conta os parâmetros teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani que foi aplicada nos eixos articuladores do projeto e operacionalizada no eixo temático Cultura, Trabalho, Educação, Subjetividade e Identidade no Campo, desenvolvido durante a formação. Ressaltamos a experiência por possibilitar as reflexões didático-pedagógicas além, é claro, de orientar a direção para uma concepção filosófica que atenda às necessidades do homem do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Elinaldo Ferreira da Costa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação  da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Ana Cristina Tavares Pimenta, Universidade Federal do Amazonas/Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora da rede municipal de Ensino

Publicado
2020-12-06
Como Citar
Mourão, A. R. B., Costa, E. F. da, & Pimenta, A. C. T. (2020). O PROJETO ESCOLA DA TERRA E AS PROPOSIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO BOA-VISTENSE (AM). Imagens Da Educação , 10(3), 64-79. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48421
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores