O PROJETO ESCOLA DA TERRA E AS PROPOSIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO BOA-VISTENSE (AM)

Palavras-chave: Educação do Campo; Pedagogia Histórico-Crítica; Campo Amazônico

Resumo

O trabalho refere-se aos processos educacionais vividos no Município de Boa Vista do Ramos, um dos 62 municípios do Estado do Amazonas. Ao caracterizar o homem amazônico que vive nos cantos e encantos da Princesinha do Ramos o descrevemos como um sujeito que conhece e reconhece seus conterrâneos, aquele que tem um jardim na frente da casa e uma horta no quintal. A pesquisa contou com a participação de 88 professores que participaram do Projeto de Extensão Saberes da Terra / 2017 e que são regentes de turmas multisseriadas nas escolas localizadas nas comunidades rurais do município. Foram realizadas entrevistas com os professores, aplicação de questionários, acompanhamento das aulas ministradas, conversas com a equipe escolar, observação direta de todo o contexto que gira em torno do processo educativo e das informações quanto à pesquisa. Analisamos as práticas, ao mesmo tempo em que oferecemos subsídios para reflexões críticas levando em conta os parâmetros teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani que foi aplicada nos eixos articuladores do projeto e operacionalizada no eixo temático Cultura, Trabalho, Educação, Subjetividade e Identidade no Campo, desenvolvido durante a formação. Ressaltamos a experiência por possibilitar as reflexões didático-pedagógicas além, é claro, de orientar a direção para uma concepção filosófica que atenda às necessidades do homem do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Elinaldo Ferreira da Costa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação  da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Ana Cristina Tavares Pimenta, Universidade Federal do Amazonas/Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora da rede municipal de Ensino

Publicado
2020-12-06
Como Citar
Mourão, A. R. B., Costa, E. F. da, & Pimenta, A. C. T. (2020). O PROJETO ESCOLA DA TERRA E AS PROPOSIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO BOA-VISTENSE (AM). Imagens Da Educação , 10(3), 64-79. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48421
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores