O PROJETO ESCOLA DA TERRA E AS PROPOSIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO BOA-VISTENSE (AM)
Resumo
O trabalho refere-se aos processos educacionais vividos no Município de Boa Vista do Ramos, um dos 62 municípios do Estado do Amazonas. Ao caracterizar o homem amazônico que vive nos cantos e encantos da Princesinha do Ramos o descrevemos como um sujeito que conhece e reconhece seus conterrâneos, aquele que tem um jardim na frente da casa e uma horta no quintal. A pesquisa contou com a participação de 88 professores que participaram do Projeto de Extensão Saberes da Terra / 2017 e que são regentes de turmas multisseriadas nas escolas localizadas nas comunidades rurais do município. Foram realizadas entrevistas com os professores, aplicação de questionários, acompanhamento das aulas ministradas, conversas com a equipe escolar, observação direta de todo o contexto que gira em torno do processo educativo e das informações quanto à pesquisa. Analisamos as práticas, ao mesmo tempo em que oferecemos subsídios para reflexões críticas levando em conta os parâmetros teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani que foi aplicada nos eixos articuladores do projeto e operacionalizada no eixo temático Cultura, Trabalho, Educação, Subjetividade e Identidade no Campo, desenvolvido durante a formação. Ressaltamos a experiência por possibilitar as reflexões didático-pedagógicas além, é claro, de orientar a direção para uma concepção filosófica que atenda às necessidades do homem do campo.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).