O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA BNCC

PENSANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

Palavras-chave: Ensino; Crianças; Campos de Experiências

Resumo

O Brasil estabeleceu uma base curricular comum para a Educação Básica e, com isso, todas as escolas públicas e privadas do país receberam um novo desafio de construir e desenvolver na prática currículos contemplando uma lista de habilidades e direitos exigidos por essa normativa, acrescentando ainda temas transversais contemporâneos e elementos da realidade local. Há em curso, porém, outra demanda que não veio de fora da escola e que também se constitui um desafio: a interdisciplinaridade. A perspectiva da abordagem interdisciplinar na escola se vincula à ideia de que o trabalho cooperativo dos professores e o estudo integrado de problemas concretos podem ajudar a diminuir a tradicional forma descontextualizada e fragmentada de apresentar os conteúdos e facilitar o processo ensino-aprendizagem. Como a Educação Infantil não ficou de fora da base nacional, desenvolveremos neste estudo uma reflexão sobre a ocorrência de riscos de fragmentação do currículo organizado para as crianças pequenas. A discussão parte da análise documental dessa nova normativa e de pesquisas bibliográficas, detalhando os Campos de Experiências e buscando entender se existem conexões ou distanciamento entre seus elementos constitutivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emilly Souza Coelho Badaró, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

Marcelo Nocelle de Almeida, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado II do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra da Universidade Federal Fluminense.

Publicado
2022-09-08
Como Citar
Badaró, E. S. C., & Almeida, M. N. de. (2022). O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA BNCC. Imagens Da Educação , 12(3), 101-120. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i3.51186
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores