O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA BNCC
PENSANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Resumo
O Brasil estabeleceu uma base curricular comum para a Educação Básica e, com isso, todas as escolas públicas e privadas do país receberam um novo desafio de construir e desenvolver na prática currículos contemplando uma lista de habilidades e direitos exigidos por essa normativa, acrescentando ainda temas transversais contemporâneos e elementos da realidade local. Há em curso, porém, outra demanda que não veio de fora da escola e que também se constitui um desafio: a interdisciplinaridade. A perspectiva da abordagem interdisciplinar na escola se vincula à ideia de que o trabalho cooperativo dos professores e o estudo integrado de problemas concretos podem ajudar a diminuir a tradicional forma descontextualizada e fragmentada de apresentar os conteúdos e facilitar o processo ensino-aprendizagem. Como a Educação Infantil não ficou de fora da base nacional, desenvolveremos neste estudo uma reflexão sobre a ocorrência de riscos de fragmentação do currículo organizado para as crianças pequenas. A discussão parte da análise documental dessa nova normativa e de pesquisas bibliográficas, detalhando os Campos de Experiências e buscando entender se existem conexões ou distanciamento entre seus elementos constitutivos.
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